sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Para Cantores

Por Nikki Fletcher

Aqui estão algumas das dicas de Jono McNeil; dicas para aqueles que cantam regularmente na igreja:

HIDRATAÇÃO

Nossa voz é composta de muitas peças, mas o mais importante: duas cordas vocais (pregas vocais), que vibram em diferentes velocidades muito altas em nossa laringe para criar um som. É um processo delicado e queremos ter certeza de que as pregas vocais tenham a melhor chance de criar um som brilhante.

Hidratação talvez uma idéia simples, mas às vezes há um pouco de confusão na área. As cordas funcionam melhor quando têm uma camada bem hidratada na mucosa permitindo vibração do fluido.

Um gole rápido de água antes de ministrar e cantar não vai fazer muito mais do que umedecer sua boca. A água leva tempo para passar no corpo para hidratar as cordas por dentro. Antes de uma sessão de canto, você deve estar bebendo água de temperatura ambiente (água fria restringe a circulação) de forma consistente até 4 horas antes. Pegue uma garrafa de 1,25 litros e que seria um ótimo começo. Acredite em mim, quando sua voz está bem hidratada você vai ficar livre para fazer todas as suas melhores notas e os elementos mais belos de seu tom. Uma vitória.

AQUECIMENTO

Para muitos cantores sei que isso é importante, mas parece que muitos negligenciam de modo a preparar as suas vozes bem com um aquecimento digno. Às vezes temos que ser um pouco mais criativo sobre isso, especialmente se você vive em uma Londres dividir apartamento com paredes finas!

Considere chegar à igreja cedo e encontrar um espaço tranquilo isolado ou mesmo um parque vazio. Onde quer que seja sua voz vai te agradecer por isso e você vai descobrir que é muito mais sustentável e fácil de usar.

Algumas pessoas gostam de comprar cd's de aquecimento. Muitos professores de canto gostam de registrar suas lições para que você possa usar isso como um bom aquecimento para ser executado.

Quando você chegar ao seu aquecimento, comece pelo fácil, balanços cantarolando, trinados lábio, "ng" sons. Em seguida, abra-se gradualmente abrangendo menos variações em cada escala, mas cada vez permitindo-se a ir um pouco mais alto. Se você sentir qualquer tipo de tensão, voltar para o último exercício e cuida da sua voz através desse momento difícil. Lembre-se que um atleta que passa um bom tempo sem aquecimento e alongamento pode ter cãibras, ruptura de ligamentos etc. Cuide de sua voz como um atleta se preocupa com seu corpo e você terá uma voz muito mais confiável em suas mãos.

ANIMAÇÃO

Eu sempre fui fascinada com a energia nas vozes. Por que algumas vozes me fazem querer dançar ou cantar em voz alta ou comprar um bilhete? Há algo sobre uma voz que é a animação que toca os seus ouvintes em um nível profundo. Quando a qualidade do som é brilhante e as letras parecem quase penetrar sua alma, algo muito especial está acontecendo.

Como conseguimos ´animação´ em nossas vozes? Aqui estão alguns pensamentos:

Dicção: Um componente ainda essencial ao canto. Tente cantar uma linha de uma das suas músicas favoritas com quase nenhuma consoante e tente novamente exagerando cada consoante o quanto você puder. Ouça a diferença no tom e qualidade de som. Vogais amam consoantes. Quanto melhor suas consoantes (dicção) estão sendo executadas, melhor suas vogais e, conseqüentemente, sua qualidade de tom geral será.

Cores: Cor refere-se ao tom de várias qualidades que podemos trazer para a voz. E se fôssemos explorar um som mais nasal, um fôlego de som, um som mais áspero e combiná-los de forma criativa em uma frase musical. Este tipo de experimentação com a voz é uma maneira excitante de explorar novas maneiras de expressar o que estamos cantando, embora possa parecer um pouco estranho à primeira vista. A voz tem uma emocionante gama de possibilidades então porque não usá-los?

HARMONIA - Dicas para ouvir

"It is Well With My Soul" - Avalon

"Surely" - Israel Houghton

"How Deep the Father's Love" - Phillips Craig and Dea

"All I Need Is You" - Hillsong United

"Happy singing all" - Jono McNeil

Espero que tudo isso te sirva de ajuda, pois realmente nos ajudou!

Seja abençoado,
Nikki Fletcher

Fonte: http://www.adorando.com.br/novo/MusicandoMostra.aspx?codigoMusicando=252

Nenhum comentário:

Postar um comentário