terça-feira, 24 de maio de 2011

Avaliando sua lista de canções - Set List

Por Tim Hughes

Em qualquer lugar que você for, sempre encontrará alguém que - ao começar uma música de louvor e adoração - você vai pensar: "Se eu ouvir essa música mais uma vez eu vou estrangular alguém!"

Recentemente, estive pensando sobre as músicas que usamos em nossos momentos de louvor e adoração no domingo. Nós contamos com 7 ministérios no culto de domingo e para os 3 meses à frente, pedi que cada líder de louvor enviasse suas listas de canções. Nossa estagiária e promissora matemática, Beth Coulson, pegou estas informações e as colocou em um gráfico.

Tem sido um exercício muito útil para nós como equipe. A lista de músicas que estivemos tocando incluem: "Mighty to Save", "Love came down", "Never let go", "Everlasting God", "Great is Your faithfulness" e "Happy Day".

Pelo fato dessas canções funcionarem tão bem, elas acabam na lista o tempo todo. No entanto, nós definitivamente estamos indo para um lugar onde estamos exagerando o uso dessas músicas e corremos o risco de matá-las de uma vez por todas! Como resultado: para os próximos 2 meses decidimos descansar, "Mighty to Save", "Love came down", "Everlasting God" e "Great is Your faithfulness".

Uma das razões para fazermos isso é nos obrigar a pensar de forma mais criativa na hora de escolher uma set list (lista de canções). Às vezes é tão fácil tirar e contar com os clássicos. Agora, temos que encontrar outras músicas que talvez não tenhamos usado muito. Estamos à procura de algum material novo. Tudo isso traz um frescor para a igreja. Também significa que nós não mataremos as músicas mais usadas. Nesses 2 meses vai ser ótimo re-introduzir algumas dessas músicas novamente. As pessoas vão gostar de cantar as canções que não estão cantando à algum tempo.

Às vezes, como líderes de louvor e adoração precisamos nos esforçar e pensar de forma criativa - fora da caixa. Descobrimos que este processo é realmente útil. Talvez você precise olhar através das músicas que você está cantando para saber em quais músicas você está confiando. Serve também para você ver os temas que está cantando:

Será que estamos cantando o suficiente sobre o "Pai?" (Eu não tenho certeza se estamos). Será que estamos cantando o suficiente sobre a Sua Soberania e Sua Verdade? Existem canções de lamento, celebração e intercessão o suficiente? É tão saudável refletir sobre as canções e sobre a teologia que estamos cantando semana após semana.

Eu pensei que poderia ser legal se as pessoas talvez compartilhassem sua set list (lista de canções). Às vezes, pode ser interessante ver o que os outros estão fazendo.

Felicidades,
Tim


Fonte: Adorando | www.worshipcentral.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário