sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Percepção Musical


Por Ivan Teixeira

Treinando o seu ouvido

Muitas pessoas simplesmente "nasceram" prontas para ouvir música. São capazes de identificar acordes, suas variações mais sutis e tem uma memória rítmica acima da média. Nem sempre essas pessoas são excelentes músicos ou chegam a ser ótimos cantores, mas conseguem perceber tudo dentro da música que está sendo executada.

Se você é uma dessas pessoas e ainda por cima são bons musicistas, Parabéns! Vocês fazem parte de um seleto grupo de "privilegiados" e devem agradecer a Deus por isso todos os dias.

Agora, se por acaso você faz parte da grande maioria, que precisam treinar incessantemente até que a música "penetre na sua cabeça", aqui vai algumas dicas para que você absorva melhor e assimile mais rápido uma música, quando precisar transcrevê-la, aprendê-la, executá-la:

1. Escute a música inteira pelo menos 5 vezes, seguida. Não fale e não deixe que nenhum outro som possa atrapalhá-lo. Aprenda a melodia da música. Localize os trechos de repetição, refrão, parte A, B, C, intro, outro.

2. Perceba o tom da música e a relação dos acordes entre si. Lembre-se da escala e também das funções TÔNICA (I GRAU), SUBDOMINANTE (IV GRAU) e DOMINANTE (V GRAU). Elas normalmente "resumem" uma música e é um bom ponto de partida para você perceber o caminho da harmonia. Depois disso utilize seus RELATIVOS.

3. Caso haja alguma convenção rítmica, escreva em cima do acorde em que ela se localiza, as figuras correspondentes a essa divisão.

4. Nunca deixe de escrever, para que você exercite sua capacidade de memória gradualmente. Não corra o risco de se esforçar tanto pra tirar uma música e depois esquecê-la. Terá trabalho pelo menos, dobrado.

Se você tem dificuldade de saber a diferença entre um acorde e outro (MAIORES, MENORES, DIMINUTOS, AUMENTADOS), treine seu ouvido tocando esses grupos sucessivas vezes, para que você perceba suas características sonoras. Se você tem problemas com memorização de melodia, escute a música e tente copiar o que a voz está cantando ou o instrumento está solando e toque junto, trecho por trecho.

Quanto melhor o seu ouvido estiver treinado, melhor será a qualidade da sua transcrição e execução. Quanto mais você tiver a habilidade de perceber acordes, convenções e melodias, mais rápido tornará o seu trabalho. E não se esqueça, adquirindo mais conhecimento você se tornará um músico mais completo.

Ivan Teixeira
Ivan é pianista, arranjador e compositor. Músico eclético em ritmos, tendências e aplicações
ivan@gospelmusiccafe.com.br
www.gospelmusiccafe.com.br

adorando.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário